O Amigo, o programa de fidelidade da Avianca Brasil, vai alterar a mecânica de resgate de bilhetes com milhas com as parceiras Star Alliance. Conversei agora pela manhã com o Fabricio Angelin, o diretor do Amigo e coloco para vocês os pontos mais importantes da nosso bate-papo.

1 – Resgate com as parceiras Star Alliance 

A partir do dia 17/10 a quantidade de pontos necessárias para resgate com as parceiras será com base na distância e não mais em regiões. Segundo ele, a empresa fez um levantamento das 15 rotas mais populares entre os clientes e manterá mais da metade com a pontuação atual.

O maior aumento está na casa dos 20%, mas também houve uma quantidade significativa de rotas que demandarão menos milhas. Há rotas intra-Europa que, por serem de curta distância, custarão 5.000 milhas ao invés das 25.000 exigidas hoje. Ou seja, o Amigo ficará semelhante ao BAEC e ao Iberia Plus.

Resta testar e ver como isso vai funcionar em voos com escala: haverá a soma das distâncias entre os trechos ou será contabilizado trecho a trecho? A saber em breve …

2 – O Clube Amigo

O Clube está nos planos, mas não irá acontecer esse ano. Segundo Fabricio Angelin, a equipe está se dedicando para conceber um produto diferenciado daquilo que está sendo oferecido no mercado brasileiro. Pelo que entendi, teremos diversos clubes com benefícios próprios que não envolvem somente o pagamento mensal por milhas e privilégios na hora de resgatar bilhetes.

3 – O TI da Empresa

Comentei com ele sobre o fato de o sistema do Amigo não enxergar algumas parceiras como a Thai, a SAS e a EVA Airways. Ele afirmou que tomará as medidas necessárias para que os clientes Amigo possam ter acesso  a todas as companhias aéreas da Star Alliance.

Além disso, o site também passará por uma segunda fase de reformulação até o final do ano.

4 – O Banco Itau

O Amigo está em constantes conversas com parceiros financeiros, mas não há nada confirmado nesse sentido.

5 – O objetivo do Amigo

Fabricio Angelin ressaltou muito que o interesse maior do programa é fazer com que a experiência do cliente no setor de viagens seja a melhor possível. O objetivo é que o cliente use as milhas para voar e adquirir produtos ligados à viagem: hotéis, locação de carros, etc.

6 – O core do Programa Amigo

O programa tem 3 pilares: (1) por ser o programa de fidelidade da Avianca Brasil, ele permite o acesso dos clientes a 100% do inventário da companhia aérea; (2) acesso às 28 companhias da Star Alliance, levando os clientes a 193 países e 1300 destinos no mundo; (3) simplicidade em todas as etapas da fidelização.

Conclusão

A conversa foi tão boa que ficou aquele gostinho de “quero mais”. Como o tempo era curto, deixei de perguntar muitas coisas. Mas combinamos uma visita em breve aos headquarters do Amigo, em São Paulo.

Quando a novidade estiver online, vou dar uma olhada mais aprofundada nas mudanças e escrever um outro post mais detalhado.