Diversos leitores me informaram de problemas com a última promoção da TudoAzul envolvendo a sua recente parceria com a Accor.

Em primeiro lugar, depois de anunciar os excelentes valores das promoções e ao perceber que inúmeros leitores estavam transferindo centenas de milhares de pontos para o Le Club Accor, o TudoAzul decidiu mudar as regras da promoção em duas vertentes depois da sua divulgação:

  • impôs um limite de 5 vouchers Rewards Le Club Accor Hotels por CPF a cada 15 dias;
  • reduziu o percentual de desconto para clientes do ClubeTudoAzul, Diamante e portadores do TudoAzul Itaucard.

O leitor Tlars entrou com reclamação junto ao consumidor.gov questionando o comportamento da empresa:

E recebeu a inacreditável resposta de demonstra desconhecimento básico de Direito do Consumidor, além de ser uma pérola de raciocínio lógico: se não falamos em limitação, significa que poderia ser limitado!

Em segundo lugar, to add insult to injury como os ingleses falariam (e para agravar a situação, ou em tradução literal, para adicionar insulto ao dano), a empresa está ligando para a casa dos clientes para confirmar a transação. Se o cliente não atende, a transação é cancelada, apesar do consumidor ter os pontos na conta e a transação ter sido autorizada pelo cartão de crédito. Jamais dantes na história desse país …

E tem mais! Olhem o comentário do leitor aqui no blog:

Não sabemos ao certo de quem partiu a ordem para a limitação e o cancelamento – do TudoAzul ou do Le Club, depois que viu contas e mais contas inundadas com vouchers de 40 euros. Ou se por acordo de ambos … Mas quem está na linha de frente é o TudoAzul …

Independentemente do responsável pelo estado atual das coisas, apenas uma palavrinha: lamentável.