Já tem algum tempo que converso com pessoas que conhecem programas de passageiro frequente sobre o que eu considero ser o melhor desses programas na Star Alliance. Muito pouca gente conhece e sabe da sua existência.

Estou falando do Asiana Club e vou dar algumas informações gerais do programa e, depois, listar as vantagens e desvantagens.

INFORMAÇÕES GERAIS

1 – O Asiana Club tem 5 categorias de status. Silver é a entrada, Gold equivale à Star Alliance Silver e as demais – Diamond, Diamond Plus e Platinum – equivalem à Star Alliance Gold.

Milhas necessárias para status:

Gold: 20.000 milhas

Diamond: 40.000 milhas

Diamond Plus: 100.000 milhas

Platinum: 1.000.000 de milhas voando Asiana ou Star Alliance durante o tempo que for ...  O status é para todo o sempre e conta a partir da sua data de inscrição no programa.

O período de acúmulo conta a partir da data de inscrição no programa.  Ou seja , você só deve se inscrever no dia anterior ao seu primeiro voo qualificável, OK?

Então, se você entra para o Asiana Club em 1o de maio de 2018, as milhas acumuladas entre 1o de maio de 2018 até 30 de abril de 2020 contarão para a sua primeira qualificação. A sua requalificação recomeçará em 1o de maio de 2020 e irá até 30 de abril de 2022 e assim subsequentemente.

Como o ano civil é irrelevante para o Asiana Club, é necessária a máxima atenção para os prazos para aquisição e manutenção de status.

VANTAGENS

1 – Só são necessárias 40.000 milhas acumuladas em dois anos para ser Star Alliance Gold. Sim – o cliente tem dois anos para esse acúmulo. É claro que tudo vai depender da cabine voada e da tarifa paga, pois cada parceira tem sua tabela própria (clique aqui para ler).

A tabela da Avianca Brasil é bem decente – vejam que a executiva pontua 150% das milhas voadas e, algumas tarifas na econômica pontuam 125% e 100%.

2 – O status é válido por 2 anos! Essa vantagem, combinada com a primeira, é muito boa!

3 – Além das companhias da Star Alliance, a Asiana também tem parceira com a Etihad e com a Qatar para acúmulo de milhas e resgate de bilhetes. Entretanto, as  milhas acumuladas com a Etihad e a Qatar não contam para mudança de status!

4 – A tabela de resgates é excepcionalmente boa – os valores são para ida e volta, mas é possível emitir one-way pela metade das milhas (clique aqui para acessar as tabelas de diferentes regiões). A tabela para voos com origem no Brasil é a seguinte:

Gente, é possível ir para os USA em executiva, ida e volta, por 70.000 milhas voando United ou Avianca. Para o sudoeste da Ásia, também em executiva, são 180.000 milhas IDA E VOLTA!

5 – O acúmulo de milhas ainda é baseado somente na distância.

6 – É possível ser Lifetime Star Alliance Gold ao acumular 500.000 milhas no Asiana Club com as companhias Star Alliance. No Mileage Plus são 1.000.000!

7 – É possível reservar até 8 segmentos em um bilhete prêmio one-way! Mas tem que respeitar o MPM que eu expliquei na parte 7 do Tutorial Aadvantage (clique aqui para ler).

8 – Validade das milhas:

  • membros Silver e Gold: até o dia 31/12 do 10o ano após o acúmulo
  • demais membros: até o dia 31/12 do 12o ano após o acúmulo

DESVANTAGENS

1 – A empresa cobra YQ (OBS: Vai sair um tutorial para saber o quanto será cobrado de YQ na sua passagem com milhas – aguardem!)

2 – Para reservar bilhetes com milhas, é necessário ligar para o call center na Coreia do Sul, nos USA ou em algum país onde haja call center da Asiana. Então, é imperativo que você fale inglês fluentemente (ou alemão, francês …).

3 – Não há qualquer possibilidade de acúmulo extra de milhas – transferências de cartão de crédito, clube de milhas, etc.  para brasileiros. Para aproveitar, tem que voar mesmo.

E aí? O que acharam do programa? É bom mesmo para que voa, não?