Ontem, eu publiquei um post comentando em qual programa seria melhor resgatar avios – Iberia Plus ou BAEC (clique aqui para ler) – mencionando explicitamente a promo Iberia. Como de costume, publiquei no Facebook e no Twitter.

O tweet foi o seguinte:

Em 12 minutos o pessoal da Iberia me enviou 2 respostas, que reproduzo abaixo:

Imediatamente, aproveitei para pedir esclarecimentos sobre os tweets:

Silêncio total … aí mandei outro:

Tampouco obtive resposta …

Achei muito legal a Iberia entrar em contato comigo, mas gostaria de ressaltar alguns pontos:

(1) Ao contrário do que a Iberia afirma no tweet 1/2 jamais constou nos Termos e Condições que os avios deveriam ser redimidos no Iberia Plus. Para tanto, reproduzo aqui os T&Cs que foram enviados aos clientes e constantes no site da promo:

(2) Até agora a empresa não esclareceu o que significa “negativar a conta” – que tampouco consta dos T&Cs. Seria sinônimo de cancelar a conta ou zerar a conta excluindo os avios que por ventura ainda estejam lá, ou outra ação qualquer? Em qualquer dos casos, como ficam os avios presentes na conta acumulados das seguintes formas:

  • em voos IB e parceiras Oneworld?
  • transferidos do Livelo ou adquiridos via Groupon?
  • transferidos do BAEC?

(3) Como ficam as contas de pessoas que têm ambos  avios promocionais e oriundos de outras formas e que usaram parcialmente os avios da promo para o resgate de bilhetes no IP e transferiram os restantes (de origens diversas, incluindo a promo) para o BAEC?

Enfim, são perguntas que considero pertinentes e que gostaria que fossem respondidas pela empresa. Aparentemente, ninguém está sendo capaz de definir o que vem a ser a negativação da conta – porque ainda não foram informados do que isso vem a ser, é bem verdade.  Tampouco  é mencionada a questão da ausência de restrições nos T&Cs que foram enviados para os clientes.

Gostaria que todos que estão com dúvidas e que queiram expressar sua opinião o   façam nos comentários, já que esse post será publicado no Facebook e no Twitter, marcando a Iberia Brasil.

No mais, convoco o pessoal da Iberia para manifestação oficial sobre o assunto abordando as questões que levantei e que foram/serão levantadas pelos leitores. As declarações da empresa serão publicadas na íntegra no blog, sem qualquer tipo edição, em post exclusivo.