Ontem à noite, dois tradicionalíssimos blogs americanos – o VFTW e o OMAAT – publicaram uma promoção da Smiles dando o triplo de milhas na reserva de hotéis na parceria com a Rocketmiles.

Eu fui verificar as vantagens da promoção (clique aqui para ler o post) e ela era ótima: tinha a possibilidade de conseguir uma milha a R$ 0,015 quando o preço normal é de R$ 0,07.

Aí aconteceu o que é esperado quando as promoções atraem mais gente do que o previsto: a Smiles imediatamente tirou o anúncio da sua página de promoções e, pior, alterou os valores de acúmulo, tornando a promoção praticamente inócua.

Agora pela manhã, dei uma olhada de novo e lá estavam os valores minguados. Só que eu tive a ideia de dar uma olhada diretamente no site do Rocketmiles, simulando uma reserva por lá na mesma data, creditando as milhas na Smiles.  Observem a diferença!

No link da Smiles, o valor normal das milhas para a estadia no Fasano é de 16.000, que triplicadas, dá 48.000. No Santa Teresa, o valor normal é de 9.000, que multiplicadas por 3, rendem 27.000 milhas.

Agora vejam o valor padrão no site do Rocketmiles: 28.000 milhas para o Fasano (ao invés das 16.000 da Smiles) e 16.000  para o Santa Teresa (em contraste com as 9.000 da Smiles).

Ou seja, a Smiles DEPRECIOU PROPOSITALMENTE A QUANTIDADE DE ACÚMULO DAS MILHAS PARA LUDIBRIAR O CLIENTE.

A mesma coisa acontece para reservas em outros lugares. Valores da Smiles:

Valores do Rocketmiles:

Ora, se não há condições de fazer a promoção proposta, não faça. Seja competente e faça as contas e uma previsão de adesão à campanha.

Minha profissão fora da rede me permite avisar o seguinte para aqueles que gastam o seu tempo lendo o que eu tenho a dizer: dêem um print dos meus posts, se quiserem, e denunciem essa falsa promoção no site do consumidor.gov.br.

Aqueles que conhecerem um membro do Ministério Público que trabalhe na área de Defesa do Consumidor, enviem esse post que ele saberá o que fazer.

Eu continuarei a fazer as contas que os responsáveis que são pagos para isso não fazem. E também continuarei a pesquisar as falácias descobrindo as “pegadinhas” que os programas de milhas tentam iludir os seguidores.

Como não recebo um centavo de ninguém para manter esse blog, eu recomendo o que eu pessoalmente considero melhor,  elogio quando acho que devo elogiar e sou impiedosa com esse tipo de artimanha.

E a saga continua … saiba qual foi a providência que a Smiles tomou clicando aqui.