Bonjour, todo mundo! O Flávio Toledo me enviou um email relatando uma situação que aconteceu com o pagamento adiantado da sua fatura do Visa Infinite Porto Seguro. Abaixo, em itálicos, o relato dele:

Tenho um cartão Visa Infinite da Porto Seguro que considero um dos melhores do mercado e sempre elogiei o atendimento da empresa por ser acima da média. Entretanto, nas últimas semanas fiquei decepcionado com a atitude da empresa.

Vamos aos fatos, minha fatura vence todo dia 1 e após o pagamento da fatura de dezembro/18 fiquei com 8.741 pontos. Acontece que em 5/dez adiantei um pagamento da fatura que venceria no dia 1/jan/2019, quando a fatura foi gerada em 18/dez/2018 houve os seguintes lançamentos: 

Total da fatura: R$ 10.718,18

Saldo da fatura anterior: R$ 15.125.10

Pagamentos/Créditos: R$ 27.247,10 (R$ 15.125,10 da fatura anterior pago em 1/dez/18 e R$ 12.122 pagos em 5/12/2018 como adiantamento da fatura que venceria em 1/1/2019)

Quando chegou 1/1/2019 paguei o valor integral da fatura, os R$ 10.718,18 e alguns dias depois recebi 5.809 pontos, ou seja, referentes apenas aos R$ 10.718,18 (considerando a cotação do dólar à R$ 4,08 e os 2,2 pontos por dólar, conclui-se que apenas os R$ 10.718,18 geraram pontos).

Agora vem a questão. Se eu não tivesse adiantado o pagamento, a fatura viria com o valor de R$ 22.840,18 eu pagaria e ganharia 12.135 pontos, logo deixaram de creditar 6.506 pontos.

Os atendentes insistem em argumentar que está tudo certo com a pontuação gerada do meu cartão, mesmo eu demonstrando meu racional de cálculo eles usam os mais diversos argumentos (alguns até sem sentido) para tentar me convencer que estou errado.

Ainda assim, a Porto insiste em dizer que o que eles fizeram foi o correto,  batem na tecla que minha fatura foi de R$ 10.718,18 e a pontuação foi creditada corretamente. Estou pensando seriamente em cancelar o cartão dado que também tenho o Santander Unique e o TPC.

Minha recomendação, evitem dor de cabeça!!! Não paguem a fatura dos cartões Porto Seguro adiantado!

Alguém já teve algum problema parecido? Alguma sugestão para ajudar o Flávio?

[Atualização] O pessoal do Porto Seguro viu o meu tweet sobre o caso e pediu que o Flávio entre em contato com eles no Twitter via DM. É só dar uma olhada em @milhasedestinos que está lá. Aqui cabe um elogio – resposta rapidíssima!