Ontem, o Andarilho Caótico (rssss), membro da comunidade Milhas e Destinos fez um comentário em um post nos seguintes termos:

Alguém reparou que o Banco do Brasil e o Bradesco reduziram a pontuação dos cartões de crédito?? Agora os cartões Platinum pontuam 01 (UM!) ponto por dólar gasto igual ao Gold e ao Internacional. Até o Elo grafite que tinha uma pontuação diferenciada entrou na lista. Será que reduziram a pontuação do Black e do Infinite tbm? Lembrando que isso vale apenas para novas adesões. Cada dia menos benefícios e mais anuidade…

Fui dar uma pesquisada na informação e descobri que houve a redução no Ourocard Mastercard comum. Quem é cliente Estilo manteve os 1,3 pontos por dólar gasto, mas quem não pertence ao segmento, teve redução de 1,3 para 1,0 ponto por dólar gasto.

Para o BB Ourocard Estilo Platinum Visa e BB Ourocard Visa Platinum, a pontuação se manteve.

Uma redução de 1.3 para 1.0 é enorme – são quase 30% de desvalorização dos pontos acumulados com gastos no cartão.

O Bradesco havia alterado a pontuação em abril desse ano (clique aqui para acessar o hotsite comunicando as alterações):

Imagino que essa alteração não impacta a grande maioria dos clientes do cartão, já que pouca gente tem conhecimento suficiente desse mercado de pontos.

Mas não é uma boa hora para implementar esse reajuste, não é? E estou falando tanto dos cartões Bradesco como dos cartões BB. As pessoas estão gastando menos e procurando meios de economizar nos mínimos detalhes. O pessoal do nicho das milhas é mais consciente e entende o quanto isso pode afetar seus planos de viagem. Não custa nada concentrar o gasto em outros cartões ou até mesmo trocar de cartão.

Algum leitor que seja cliente do Banco do Brasil recebeu algum tipo de comunicação prévia?