Saíram hoje os prêmios Skytrax 2019, o Oscar da aviação mundial. E a nossa querida Qatar Airways foi a grande vencedora abocanhando a maior vitória: a melhor companhia aérea do mundo!

A empresa ganhou diversas categorias da premiação, dentre outras:

  • Melhor companhia aérea
  • Melhor classe executiva
  • Melhor assento de classe executiva

A Qatar foi seguida pela, Singapore Airlines e a ANA All Nippon Airways.

Das 10 melhores eu nunca voei Emirates e Hainan – uma companhia chinesa (todas as avaliações que leio sobre a Hainan a consideram excelente ou muito boa. E de vez em quando ela faz super promoções da costa oeste americana para a China: Beijing, Shanghai, Chengdu e Xi’an podem sair por USD 1.600,00 partindo de Los Angeles. Como são voos de, pelo menos, 10 horas, é um preço bem razoável.

A Qatar eu já voei em todas as cabines e o único assento que não conheço é a executiva dos A320 com assentos flat-bed. Mas está na minha lista. Eu já fiz GRU-DOH-GRU na econômica do B777 e digo para vocês: já fiz (recentemente, aliás) voo de 4 horas entre Santiago o Rio de Janeiro que me pareceu bem mais longo que um ligando o Brasil com o Oriente Médio. O voo foi excelente!

A empresa merece todos os elogios: ela tem a melhor classe executiva do mundo, com o melhor assento. O soft product é consistente: a maioria dos passageiros são muito bem tratados. Eu não tenho o que reclamar.

Os blogueiros mais famosos em geral têm muitas reservas quanto à First da Qatar. Eu acho o soft product o melhor que já pude experimentar: tanto a louça como os talheres e copos são todos muito bons. Quanto as comidas tem sempre, sempre, sempre algo de delicioso que te dá uma sensação de que a vida vale super a pena!

Para mim, supera a Lufthansa, que ficou em segundo lugar na Melhor Primeira Classe e que, em termos de comida, é mais inconsistente. Já tive comidas memoráveis e outras bem mais ou menos.

Infelizmente, não conheço o serviço de bordo da primeira classe da Singapore, a primeira colocada na primeira classe.

O assento para mim é indiferente – nenhum dos dois tem o fator UAU! das suítes da Singapore e da Emirates (não conheço nenhuma das duas), e a sofisticação do The Residence/The Apartment da Etihad, a quarta colocada.

Quanto à classe executiva, o prêmio é incontesável. A Qatar tem a melhor classe executiva do mundo, a QSuite. PONTO. Próximo tópico.

A classe econômica também é top. Ficou em terceiro lugar na classificação perdendo para a vitoriosa JAL e a vice Singapore. Como eu falei, foi um excelente voo – tanto o da ida como na volta.

Enfim, acho um prêmio super merecido. Vocês concordam?

Agora, os fatos curiosos: a LATAM se classificou como a 49a melhor companhia aérea do mundo, e a Azul, 50a!

Elas estão na frente da Scandinavian, Avianca e United. Gente, me parece que a Scandinavian tem uma business class com um produto bem superior ao da LATAM e da Azul, ou estou enganada? E a Polaris da United também me parece melhor, não? Ou é implicância minha?

Cartas para a redação!