A primeira perna da viagem de Carnaval foi na business class da SWISS entre São Paulo e Zurich. Emiti essa passagem via TAP Victoria por 120.000 milhas (ida e volta) em outubro de 2017, portanto 4 meses antes do embarque.

O VOO

O voo teve a duração de 10h22mins e saiu de Guarulhos às 20:20 hrs, chegando em Zurich aproximadamente às 10 da manhã do dia seguinte. O voo estava lotado, diga-se de passagem, e foi tranquilo, com alguma turbulência no Atlântico perto da linha do Equador, o que é bem comum.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

CABINE

A SWISS tem duas cabines na classe executiva do seu B77W. Uma menor, logo atrás da First, com apenas 10 assentos e outra maior, com 52 assentos.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

A configuração é bem peculiar – alterna as  fileiras em 1-2-2 e 2-2-1. Esses assentos individuais, que expliquei em outro post (clique aqui para ler), são chamados de thrones e ficam sempre nas laterais da aeronave.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Eu achei a cabine muito bonita – assentos grafite com os consoles creme e branco, com acabamento em madeira clara.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Há um aspecto muito importante a ser considerado sobre a configuração para vocês estarem bem informados na hora de marcar os assentos.

Em primeiro lugar, os assentos lado a lado na lateral são aqueles que têm menos espaço para guardar as coisas durante a viagem. Aliás, a bem da verdade, para quem senta no corredor há apenas o console central compartilhado e mais nada.

SWISS Business Class ZRH – GRU B77W fev 2018

Quanto aos assentos centrais, há dois tipos: um com maior privacidade e outro com menos privacidade (e espaço).

Na foto abaixo, dá para ver que o passageiro da direita tem um console só para ele – além do central compartilhado – e há uma proteção na lateral que confere privacidade durante o voo.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Já o outro passageiro fica completamente exposto, além de ter menos lugar para guardar seus pertences durante o voo.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Geralmente, a SWISS só disponibiliza esses assentos menos privativos para marcação antecipada pelos passageiros que não têm status no seu programa de milhas, o Miles & More. Para identificar a exata localização desses assentos, o Seat Guru é o lugar mais adequado para isso.

Vejam que na fileira 4, por exemplo, o assento central mais privativo é o G (o console fica na lateral), enquanto que o D não tem o tal console.

Espero que a explicação tenha ficado clara. Qualquer coisa, é só perguntar!

O ASSENTO

Eu tive a sorte de conseguir um throne – assento isolado – ligando para o call center em torno de 48 horas antes do embarque. Ele é, sem dúvida alguma, o melhor assento da classe executiva em termos de privacidade e espaço.

Há dois consoles laterais com muito espaço para guardar tudo que você precisa durante o voo.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Na parte superior do assento, há um espaço que cabe um computador, revistas, etc.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Do outro lado, há uma espécie de gaveta com muito espaço também.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Além disso, na parte inferior, também na lateral, há um 2 compartimentos – um superior e um inferior.  Na parte inferior, eu guardei o meu sapato.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Em termos de espaço para alocar seus pertences, acho que é o melhor assento que conheço.

A tela de entretenimento tem um bom tamanho e é touch screen. Fiquei bem impressionada com a variedade de filmes e séries que a SWISS oferece.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Abaixo da tela, há um outro espaço para guardar coisas:

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Na lateral externa do assento, há a luz individual de leitura, a tomada do headphone e uma correia onde você pode pendurá-lo. Há também um porta garrafa d’água.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Nessa mesma lateral fica o controle remoto do IFE e os controles do assento.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

A mesa fica embutida nesse compartimento e basta apertar o botão para soltá-la.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

A mesa fica desalinhada com o IFE, mas nada que incomode.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

A grande desvantagem desse assento – e dos demais – é que ele é bastante estreito para deitar. Ele restringe muito a movimentação dos pés e das pernas. Eu tenho 1.70m e fiquei meio que “entalada” na hora de dormir.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

O assento também conta com uma tomada elétrica e uma porta USB.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

O AMENITY KIT E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS A BORDO

Eu tinha postado no início do mês sobre os novos amenity kits que a Victorinox fez para a SWISS (clique aqui para ler) e tinha ficado muito empolgada com a latinha – vou usar para guardar canetas, lapiseiras e marca-textos (coisas de professora). E para a minha felicidade era justamente ela que estava me esperando!

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

O conteúdo, entretanto, é bem básico: uma meia anti-derrapante, uma máscara de olhos, tapa ouvidos, pasta e escova de dentes e um protetor labial.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Os fones de ouvido são genéricos, mas noise-cancelling.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

A manta também deixou a desejar: o tecido era bem áspero, apesar de a parte interna ter forro de algodão.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

O SERVIÇO DE BORDO

Eu fiquei sentada na 14A, já mais para o final da cabine.  O menu da noite era o seguinte:

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Ainda em terra, foram oferecidos espumante, água e suco de laranja. Eu fiquei na água, mesmo.

O serviço de bordo da SWISS não é dos mais rápidos – o que, para mim, é bom, porque dá tempo de aproveitar o jantar sem pressa assistindo a um bom filme. Cerca de uns 40 minutos após a decolagem, os comissários passaram oferecendo toalhas aquecidas, um drink e nuts.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Durante o serviço, eles passaram diversas vezes oferecendo bebidas. Na SWISS, a entrada é servida antes do prato principal, o que eu aprecio bastante. Nesse voo, a entrada era um atum defumado que estava com boa aparência – não curto peixes defumados, só salmão – salada de batata, uma salada verde e queijos. A salada de batata e os queijos estavam muito bons. Já a salada verde estava bem sem graça.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Levou cerca de 20 minutos para os comissários passarem de novo com o prato principal. Eu escolhi o filet mignon, que estava muito bom. O molho estava especialmente saboroso. Mas a batata rosti, de rosti não tem nada, vamos combinar.  É até um insulto aos suíços chamar esse acompanhamento de batata rosti.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Não comi sobremesa – era um pudim de caramelo – e depois do jantar, os comissários ofereceram chocolates Lindt que, com tristeza, recusei … mas, c’est la vie …

O serviço do jantar acabou com umas duas horas de voo.

O sistema do café da manhã é um pouco diferente daquele do jantar. Eles passam com o carrinho de bebidas e com o carrinho de comidas e o passageiro escolhe na hora o que quer comer, e eles servem no prato.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

Eu pedi um exagero de comida: bircher müesli, salada de frutas, pão, e omelete com … batata rosti! rssss Outro insulto! rsssss Estava tudo  razoável, nada demais.

SWISS Business Class GRU – ZRH B77W fev 2018

CONCLUSÃO

Eu gostei bastante do voo em geral. A SWISS não é uma JAL ou uma Qatar, mas o produto que ela oferece é bastante razoável.

Em termos de hard product, o grande destaque é o throne, com a sua privacidade e quantidade de compartimentos para guardar as coisa – é diferenciado mesmo. O único senão é o afunilamento do assento nas pernas.

Já o soft product não é excepcional, mas os comissários atendem os passageiros com eficiência e profissionalismo – sem rapapés, é bem verdade. A comida estava boa e as bebidas poderiam ser melhores, mas também não foram de se lamentar. O amenity kit – para mim – é bem bacana, apesar do conteúdo básico.

Acho que foi um bom emprego das minhas milhas Victoria (120.000 ida e volta; 60.000 o trecho).

E vocês, voaram com a SWISS recentemente no B77W? Gostaram?