No quinto post da série tutorial do AAdvantage, vou explicar como acumular milhas extra-voo.

Há maneiras e maneiras de se acumular milhas em um programa de milhagem. A primeira delas é voando. Este método, já explicado na terceira parte desse tutorial (clique aqui para ler), tem a vantagem de ser a única forma para aquisição de status com a empresa.

O segundo deles é a aquisição indireta de milhas e isso pode ser feito de diversos modos.

O primeiro, que vale para o público em geral, é o AAdvantage eShopping (clique aqui para acessar), que é um portal em que os clientes acumulam milhas AAdvantage através da aquisição de produtos e serviços oferecidos. O portal tem lojas virtuais de diversas categorias: roupas, eletrônicos, produtos para casa, grandes lojas (Macy’s, Walmart, etc.).  Cada uma delas oferece x milhas AAdvantage por dólar gasto. Para creditar as milhas na sua conta AAdvantage, é necessário o cadastro prévio no portal. 

Após o cadastro, você tem que fazer o login na página e clicar na loja que você quer. Você será direcionado para o site escolhido. Aí é só comprar, ou reservar hotel etc.

Então, por exemplo, a Sephora está com uma promo que oferece 5 milhas por cada dólar gasto:

É importante ressaltar que algumas lojas só aceitam compras com cartão de crédito americano – depois vou fazer um post sobre isso!

Mas a pesquisa pode ser feita por categorias, à esquerda da aba superior:

Na parte de Travel, há Hotels & Accommodations. Lá você encontra dezenas de redes de hotéis e OTAs em que é possível o acúmulo de milhas AAdvantage. Aqui estão alguns exemplos:

Mas, atenção, para acumular essas milhas é necessário que o acesso seja feito via AAdvantage eShopping. Ou seja, você tem que entrar no eShopping e lá clicar o ícone desejado, por exemplo, Booking.com (que está dando 4 milhas por dólar gasto!).

 

O segundo meio é adquirindo um cartão de crédito cobranded: no Brasil, o Santander detém a exclusividade dos cartões AAdvantage. São três os tipos de cartão oferecidos:

O cartão dá uma milha a mais por USD para despesasa feitas no exterior e o dobro de milhas comprando passagens na American Airlines. Há também 4 acessos gratuitos por ano nas salas do Mastercard Experience do Lounge Key. As milhas AAdvantage não expiram se houver movimentação a cada 18 meses. Ou seja, usando o cartão apenas uma vez a cada 18 meses impede a expiração das milhas.

É vantagem ter o cartão?

Gente, isso depende muito do perfil de viajante. Se você pretende acumular milhas somente no AAdvantage e você não voa com a AA ou com as parceiras OW com frequência, pode ser bastante vantajoso.

Mas é claro que há desvantagens: o cartão é cobranded, logo os pontos vão diretamente para a sua conta AAdvantage sem que você possa se beneficiar de eventuais promoções de transferência bonificada.

Eu, por exemplo, como vôo bastante com a AA e a OW e quero ter o mais alto status no AAdvantage, o cartão não é tão vantajoso assim, porque eu acumulo milhas voando e reservando hotéis via eShopping. A única grande vantagem é na compra de passagens da AA, em que ganho o dobro de milhas.

Como pessoa interessada em experimentar diferentes companhias aéreas, dou preferência a cartões que me permitem transferência para outros programas e emissão em outras alianças. Mas isso sou eu, ok?

Bom, espero que o post tenha sido esclarecedor para vocês.

Amanhã sai o último post do tutorial. Inté!

Para ler os posts anteriores da série clique aqui:

Tutorial AAdvantage Parte 1

Tutorial AAdvantage Parte 2

Tutorial AAdvantage Parte 3

Tutorial AAdvantage Parte 4