O ExpertFlyer é uma ferramenta importante para nós, milheiros. Ele dá informações que não conseguimos visualizar normalmente nos voos em geral. Como muitas pessoas me pediram para falar um pouco sobre ele, decidi escrever esse post.

Há duas versões do ExpertFlyer, a gratuita, com serviços limitados, e a paga (básica a USD 4.99 e premium a 9,99 por mês), que oferece todos os serviços do site. Vou falar sobre a assinatura paga porque ela é mais abrangente. Além disso, a assinatura gratuita só permite o aviso de alerta de assentos disponíveis e nada mais. Clique aqui para saber dos detalhes de cada assinatura.

Uma coisa importante a saber é o seguinte: o ExpertFlyer só “enxerga” diponibilidade para upgrades e bilhetes-prêmio com algumas companhias aéreas (para as outras funcionalidades do portal outras companhias estão disponíveis), a saber:

LATAM e LAN não estão na lista, por exemplo. Para saber a disponibilidade LATAM/LAN é diretamente no site da LATAM. Isso me leva a um segundo ponto: se você tem milhas/pontos em um programa e quer resgatar passagem com a companhia a qual o programa é ligado, não use o ExpertFlyer. Vá no site do programa de milhas e a disponibilidade está lá.

O que me leva a uma terceira observação: alguns programas têm tudo online, inclusive com referência às parceiras. Se você não encontrar a disponibilidade online, não adianta usar o ExpertFlyer. Isso vale especialmente para o Smiles, o Lifemiles e o MileagePlus.

Ou seja, o ExpertFlyer é bom para você encontrar disponibilidade em companhias parceiras do programa de milhas ao qual você pertence ou upgrades – especialmente para os SWU (systemwide upgrades) da American Airlines e para os GPU da United Airlines.

Ele também é especialmente útil para alertas de disponibilidade de assentos com milhas. O caso relatado anteriormente aqui no blog é emblemático: o passageiro emitiu o bilhete da BA com pontos LATAM Fidelidade em executiva, porque no dia da reserva só tinha em business, e deixou um alerta no EF para quando surgisse disponibilidade de bilhete com milhas na primeira classe. Assim que foi avisado da disponibilidade, ligou para a LATAM e re-emitiu o bilhete na first.

Pesquisa de Bilhetes com Milhas e Upgrades

Uma das vantages da assinatura premium é que a pesquisa pode envolver até 7 dias totais.

Como exemplo, vou pesquisar passagens e upgrades para uma pessoa em executiva com a Turkish Airlines entre São Paulo e Istambul em setembro, somente em voos diretos:

Olhem como aparece o resultado: há disponibilidade na minha data de ida, mas na data da volta não tem. Também aparecem 7 abas com os 7 dias (o dia solicitado, 3 dias antes e 3 dias depois). Com a assinatura básica só se consegue ver o dia solicitado.

Clicando na caixa com o ponto de exclamção, eu peço que me avisem quando surgir a disponibilidade.

Eu dou um nome ao alerta, seleciono se quero passagem com milhas ou upgrade:

Escolho a quantidade de passageiros e clico em Verify and Create:

Atenção: quando a pesquisa é com a Lufthansa, ela também mostra a disponibilidade nas companhias que pertencem ao grupo – Swiss, Brussels, Austrian etc.

Vejam como o resultado aparece:

Uma outra ferramenta importante na pesquisa de bilhetes com milhas e upgrades é o mapa de assentos que aparece quando você clica o assento. Você seleciona a cabine e clica  no Search Seat Map.

Vejam que não há nenhum assento ocupado, mas há 12 assentos bloqueados. Acredito que sejam assentos exclusivos para os clientes do programa Miles & More do grupo Lufthansa, porque o voo pesquisado foi na Swiss. Notem os botões laranja na parte direita da imagem: o de cima é para criar um alerta de disponibilidade de assento e o debaixo cria aleta para troca de aeronaves.

É possível criar um alerta de assento customizado:

Assim como também é possível deixar um alerta sobre mudança de aeronave:

Espero que esse primeiro post sobre o ExpertFlyer tenha sido útil para vocês!